27 February 2008

Silent Hill 3

Virei ontem com o Márcio e foi muito satisfatório. Em vários aspectos ele supera o 2, mas acho que o mais marcante são os personagens.

Os personagens de SH3 são muito mais carismáticos e cheios de personalidade do que os personagens do 2. Heather, a protagonista, reage com muito mais verossimilhança aos diferentes acontecimentos do jogo, diferente do apático James Sunderland, que parece não ligar muito para o que acontece ao seu redor.

Ok, Heather é uma garota de 17 anos, James um homem de 29, mas mesmo assim não consigo acreditar nas reações dele a lidar com as aparições de monstros e também no modo como ele lida com várias situações é simplesmente estúpida (i.e. perguntar "Are you nuts?" para uma pessoa ensandecida, com uma arma na mão e que quer matar todo mundo que acha que ele está louco).

No geral, os outros personagens de Silent Hill 3 também são mais trabalhados. Não vou falar muito deles aqui pra não fazer spoiler já que outros amigos tem que jogar o jogo comigo ainda.

Além dos personagens o jogo em si parece mais dinâmico, tem mais variedade de inimigos, a dificuldade da parte ação do jogo aumentou consideravelmente em comparação ao 2 - que era bem fácil no nível Normal, por sinal - e a interface dos puzzles está mais bem trabalhada, evitando visitas repetitivas ao inventário (tá certo traduzir inventory assim?) para posicionar itens diversos. Ah, ele tem sustinhos também!

Acho que minha única reclamação mesmo é o jogo ser curto. O dois já não era lá muito longo, mas o 3 é mais curtinho ainda. Ah, o Pipi, fez falta também :(

23 February 2008

Músicas de Super NES

Estava conversando com a minha colega Nadjia sobre Chrono Trigger no GTalk e ela comentou que queria baixar a trilha sonora. Foi então que eu me lembrei que em tempos remotos da minha adolescência, quando eu ouvia SÓ música de Video Game, eu tinha descoberto in The Internets um plugin mágico do Winamp que tocava o formato SPC. Além disso tinham sites inteiros dedicados a hospedar trilhas sonoras em SPC.

Agora, com uma rápida busca no Google achei esse site aqui: http://snesmusic.org/. Aí tem plugins, players e trilhas pra baixar. Ah, pra quem não sabe o que é SPC, segundo o próprio site:
SPC files are memory dumps from the SPC700, which again is a custom CPU in the SNES designed and manufactured by Sony controlling a separate DSP chip for producing sound.
Ou seja, SPC são arquivos de música gravados no formato original que vinha nos cartuchos de Super NES. Com um player de SPC dá pra ouvir as músicas dos seus jogos favoritos no formato e qualidade originais do video game. "Qual a vantagem?", você me pergunta. Daí eu digo que dá pra baixar a trilha COMPLETA do Chrono Trigger por 318KB.

Ah, antes que alguém pergunte, existem os equivalente para os outros consoles também, é só procurar por aí. Claro que só tem vantagem quando o console usa instrumentos sintetizados, pq em outros casos qualquer música seria tão grande quanto um MP3. No caso do PlayStation (o primeiro) alguns jogos usam músicas com instrumentos sintetizados (por exemplo: FF7) e existem plugins e players pra esses arquivos também. A implicação disso é ter todas a trilha do jogo em um tamanho muito compacto e com a mesma qualidade que tinha no videogame.

16 February 2008

Ânimo para Modelar

A descoberta do Google SketchUp me deu um ânimo muito maior para começar a criação de novos cenários para o MoonBunny.

Para quem não sabe tínhamos um plano para suportar um cenário por nível (sim, no momento o cenário dos níveis é fixo) e enquanto implementar o suporte para os cenários diversos é muito fácil, modelar os cenários não era uma tarefa muito grata. As horas que eu perdi fazendo um simples mapeamento de textura em casinhas que eram praticamente cubos com pontas dão uma sensação de tempo perdido. As ferramentas fantásticas para mapear texturas do SketchUp fazem tudo ficar muito mais fácil!

Aguardem em breve o suporte para cenários diferentes no MoonBunny!

14 February 2008

Porão do Beco

O Beco comprou o antigo Encouraçado Botekim e fez o porão do Beco. Essa quarta, 13 de fevereiro, foi minha primeira festa ali.

Bah, achei o lugar fantástico. É muito grande, muito bem decorado e confortável. O pé direito deve ter uns 15m (tá, minha noção de grandezas é bem fraca, mas enfim, o lugar é enorme).

A festa de ontem em especial estava bem divertida. Acho que me animou mais conhecer um lugar novo porque eu estava bem cansado até chegar na festa e lá me animei. Foi a Fuck Rehab em que eu mais bebi e uma das que eu mais me diverti.

A única reclamação que eu ouvi de lá foi do meu amigo Daniel Beck. Ele reclamou de não ter onde escapar da música. Eu não concordo. Apesar de ter música em toda a parte eu achei que na parte de cima o volume fica razoável e é bem plausível de se conversar.

Mais info: http://www.beco203.com.br/

13 February 2008

Coruja

Bom, se vocês lerem o comentário no post anterior já vão saber, mas minha namorada Letícia Nunes fez um blog. Dêem uma olhada.

Ah, ela adora dizer que não sabe escrever... aqui vai um recado pra ela: Lê, não sabe escrever no teu cu! Só falta me dizer que não sabe fotografar também, daí eu me jogo de um 3º andar de bunda no chão!

Sério, não é porque é minha namorada, gostei bastante e as fotos são muito boas (Lê, obrigado também por lembrar como é legal brincar com o tamanho das fontes).

12 February 2008

Pyramid Head de Papel

Ao jogar Silent Hill 2 tive a chance de me tornar mais íntimo do meu amiguinho o Pyramid Head, que carinhosamente chamamos de Pipi.

Passeando na internet encontrei esse blog muito legal que tem modelos em pdf pra imprimir, recortar e montar diversos personagens de video-game, inclusive o Pipi!

Por falar em SH2, quem tiver a oportunidade de jogar, jogue. Os requerimentos são baixos, o gráfico é bom e o jogo é bem divertido. A história deixa um pouco a desejar e o protagonista é idiota, mas a atmosfera do jogo é bem assustadora. Rendeu umas boas madrugadas de diversão entre amigos.

Agora estou ansioso para jogar o SH3, que segundo a Gamespot é um tanto melhor que o 2.

Google SketchUp

Pra quem ainda não usou, eu digo: baixem, instalem e testem o Google SketchUp! É fantástico. A ferramenta de modelagem 3D mais intuitiva e fácil que eu já usei em toda a minha vida. Me arrisco a dizer que até quem nunca modelou 3D vai conseguir se divertir e fazer coisas legais com ele.

As ferramentas são mais direcionadas a fazer formas geométricas mais "perfeitas", ou seja, modelagem orgânica (pessoas, animais, etc) não é o forte desse programa. No entanto, para modelar construções, móveis e outros objetos mais comportados o SketchUp é muito eficiente.

O que me chamou a atenção também foi que ao invés da abundância de ferramentas que outros pacotes de modelagem oferecem, o SketchUp apresenta um conjunto compacto e ortogonal de ferramentas que funcionam como se espera.

A ferramenta de mover, por exempo, pode se aplicar a vértices ou arestas na mesma ferramenta. A diferenciação é dada por uma colorização chamativa e fácil de perceber. Conforme um vértice é movido próximo de outro vértice ou de um ponto "importante" (o ponto médio de uma aresta, por exemplo) um snap é ativado para o posicionamento exato e ao soltar o mouse o vértice é colapsado no outro, alterando a topologia do modelo. Ou seja, mesmo a ferramenta de mover é uma poderosíssima ferramenta de modelagem.

O meu sonho era ver o conceito do SketchUp integrado no Blender como um modo de modelagem, mas enquanto isso não acontece, o jeito é fazer o rascunho no SketchUp e depois usar esse script de importação para terminar o trabalho no Blender.

Esse link é interessantes para quem quer usar modelos do SketchUp em outros softwares de modelagem: http://www.grittygamers.com/blog/2008/01/07/export-fbx-files-with-google-sketch-up/

Aí explica como importar o modelo no Blender. Uma vez importado o modelo pode ser exportado para uma pletora de formatos suportados pelo Blender.