23 February 2008

Músicas de Super NES

Estava conversando com a minha colega Nadjia sobre Chrono Trigger no GTalk e ela comentou que queria baixar a trilha sonora. Foi então que eu me lembrei que em tempos remotos da minha adolescência, quando eu ouvia SÓ música de Video Game, eu tinha descoberto in The Internets um plugin mágico do Winamp que tocava o formato SPC. Além disso tinham sites inteiros dedicados a hospedar trilhas sonoras em SPC.

Agora, com uma rápida busca no Google achei esse site aqui: http://snesmusic.org/. Aí tem plugins, players e trilhas pra baixar. Ah, pra quem não sabe o que é SPC, segundo o próprio site:
SPC files are memory dumps from the SPC700, which again is a custom CPU in the SNES designed and manufactured by Sony controlling a separate DSP chip for producing sound.
Ou seja, SPC são arquivos de música gravados no formato original que vinha nos cartuchos de Super NES. Com um player de SPC dá pra ouvir as músicas dos seus jogos favoritos no formato e qualidade originais do video game. "Qual a vantagem?", você me pergunta. Daí eu digo que dá pra baixar a trilha COMPLETA do Chrono Trigger por 318KB.

Ah, antes que alguém pergunte, existem os equivalente para os outros consoles também, é só procurar por aí. Claro que só tem vantagem quando o console usa instrumentos sintetizados, pq em outros casos qualquer música seria tão grande quanto um MP3. No caso do PlayStation (o primeiro) alguns jogos usam músicas com instrumentos sintetizados (por exemplo: FF7) e existem plugins e players pra esses arquivos também. A implicação disso é ter todas a trilha do jogo em um tamanho muito compacto e com a mesma qualidade que tinha no videogame.

No comments: