31 January 2008

Windows no Laptop

Depois de mais de um ano de exclusividade do Ubuntu no meu Laptop resolvi finalmente fazer os backups necessários para reformatar o HD e instalar windows.

Bom, desde a compra do computador os planos eram ter os dois sistema com dual-boot. Por isso eu havia deixado uma partição reservada para instalar Windows posteriormente. Acabei descobrindo que o limite de partições primárias do meu HD eram 3 e eu já tinha as 3 (uma para a / outra para a /home e uma de swap) e por estar usando o Ubuntu há algum tempo aloquei o espaço que eu tinha reservado e segui sem windows.

No fim desse ano algumas coisas mudaram. Fiz o primeiro jogo que eu posso chamar de completo e apesar de sua simplicidade gráfica extrema ele tinha sérios problemas de performance no Linux. Bem, culpe a ATI e sua incapacidade de fazer um driver que funcione para Linux. Eles estão tentando, mas simplesmente não dá. Não chega lá. Minha situação financeira atual diz que eu vou ter que me contentar com minha ATI Radeon XPress 200M por mais um tempinho e enquanto isso eu gostaria de começar a levar mais a sério o desenvolvimento de games.

Minha intenção inicial em instalar o windows era aprender a usar o XNA. O desempenho da minha placa no Linux me deu um certo medo de que não rodasse nada direito, mas não é que eu tive surpresas agradáveis? Enquanto a placa (provavelmente - eu não testei, pra falar a verdade) não roda jogos muito atuais o demo do XNA rodou suavemente e vários jogos que me divertiam muito rodaram legal.

Óbvio que eu entrei num frenesi de instalação de jogos e testei tudo que eu gosto e que estava ao meu alcance. A maior surpresa foi descobrir que os requerimentos mínimos para rodar a versão de PC do Silent Hill 2 são ridiculamente baixos. Ainda assim o jogo é bem impressionante graficamente, mas creio que isso se deva mais ao trabalho artístico do que do uso do hardware.

Bom, no fim eu percebo que nunca vou achar o sistema operacional perfeito. Enquanto minhas necessidades de programador são satisfeitas perfeitamente com o Linux, meu lado jogador ainda vai precisar de um Windows para ser feliz.

No comments: