26 May 2007

Sarcasmo

Sarcasmo será usado indiscriminadamente no blog juntamente com outros textos sérios e honestos, assim como com senso de humor transparente. Tags de sarcasmo do tipo ou só serão usadas quando elas realmente tornarem mais engraçado ou quando for necessário deixar claro que não estou falando sério (i.e.: caso eu tenha que fazer algum comentário racista, homofóbico e/ou anti-semita deixando claro que eu não sou nenhum desses adjetivos e que a intenção é justamente fazer uma piada de humor negro sobre as pessoas que carregam esse tipo de preconceito).

Fora esses casos é interessante perceber que, assim como acontece em um bom uso de sarcasmo na realidade, a idéia não é deixar claro que é sarcasmo usando um tom de voz forçado - salvo que a idéia seja irritar a pessoa a quem o discurso é dirigido - mas sim usar de certos exageros de uma forma sutil, cabendo ao bom senso das outras pessoas a tarefa de identificar que na verdade a colocação é sarcástica.

A diversão ocorre, sobretudo, quando o bom senso de alguns falha em captar essas sutilezas, o que faz com que o interlocutor seja atacado impiedosamente por seus comentários.

5 comments:

Anonymous said...

Alguma coisa me diz que tu vai ABUSAR dessa tag... hauahhuaauh...

... quanto a ser preconceituoso em alguma dessas formas - racista, homofóbico - tu que sabe... mas paro pra pensar no "anti-semita", sendo que tu mora onde tu mora... pois é... qualquer comentário meio "chato aqui e tu não sai de casa vivo... heuehehehuhe...

Whooow!! DOIS comentários no mesmo dia, no mesmo blog!! Isso é quase um recorde pra mim!!

(Não culpe a mim, culpe o vinho...)

Abração!! T+!

Márcio Zacarias said...

é... acontece mesmo ^^

Mariane Machado said...

tu tem algum problema contra otakus ? bah tri : P

Franci said...

o que tu quis dizer com isso?! ò.ó


=P

yamimi said...

Pois é, geralmente essas pessoas que atacam donos de blogs com comentários inteligentes e/ou espertos o suficiente para gerar "boas" discussões, são as que não notam essas pequenas sutilezas :/ Anyway, linkei teu blog lá no meu. Depois eu passo o link por email :)
(desconsidere o link na minha id, como eu havia dito, saí do blogger)

Abraçoo!