27 September 2007

MakeHuman

Desenferrujando o blog... hoje estava procurando um velho script de L-Systems para o Blender e achei listado na página de scripts deles um link para o MakeHuman. Eu já tinha usado ele um tempão atrás e tinha achado a idéia bem legal.

Basicamente, o negócio era abrir o arquivo .blend que vem com ele, apertar 'alt+p' pra rodar o script e aparece uma interface com vários sliders para alterar valores numéricos. Acontece que na janela de 3D da cena ficava uma figura humana (bom, a princípio quase, pois com os valores default saía uma coisa bem esquisita) e cada slider ajustava uma característica dessa figura. Dava pra mudar detalhes do rosto, do abdomen, dos braços, pernas... enfim quase tudo, e a figura no fim saía bem convincente.

Na época me empolguei bastante e passei a acompanhar o projeto, até que uma atualização infeliz deixou tudo muito lento, impossível de usar no meu PC e a interface nova que eles fizeram era bem ruim. Entretanto entrei hoje na página deles e vi que eles tinham uma página separada, fora da projects.blender.com e resolvi dar uma olhada.

Tive uma agradável surpresa em ver que eles reescreveram o core do programa em C++, melhoraram bastante a interface e agora ele é um programa standalone, não roda do blender. Por isso ele está muito mais rápido do que antes e mais usável também. O grau de controle que se tem da figura está muito mais refinado também e agora, além de características do modelo, é possível editar poses também com uma interface bem intuitiva.

Uma iniciativa muito bacana e uma ótima opção para quem quer fazer cenas com pessoas realistas mas tem em falta os conhecimentos de anatomia (e o tempo!) pra modelar seus próprios modelos.

E o melhor de tudo: tem pacotes prontinhos pra instalar no Ubuntu! Yay :D